O ESTILO EDUCATIVO DE DOM ORIONE

Dom Orione foi um educador no sentido exato do termo

Seu estilo de vida era exemplar

E tudo o que fazia podia ser tomado como exemplo a ser seguido. Nosso pai era, por assim dizer, não um doutor, intelectual, mas um homem de sabedoria genuína que brotava de seu coração dócil aos ensinamentos de Deus.
Partindo do método preventivo de Dom Bosco, nosso Fundador destaca em seu método, que ele denominou “Cristão-paterno”, as seguintes características:

A razão e a religião, como princípios do saber, instrumento de compreensão e motivos de persuasão. Sobre elas se assentam a comunicação da visão cristã da vida e a formação da personalidade integrada.
Formar Cristo no coração dos jovens e formá-los a uma visão crítica dos fatos humanos. Clima de família, de moralidade declarada e clara, de trabalho, de sacrifício e de estudo, de religiosidade e vida espiritual; de tranqüilidade e de alegria, com os necessários momentos de lazer e recreação.

Manutenção e desenvolvimento no aluno do interesse e da participação, de criatividade e do espírito de iniciativa na sábia utilização do tempo livre.
Estimulação constante e motivação para a virtude, para a perfeição e grandeza moral; estima e apreço da cruz, dos ideais mais nobres e do amor a Deus, ao próximo, à pátria e à Igreja.
Iniciação à oração e à vida litúrgica; participação aos sacramentos da confissão e comunhão; piedade sólida, feita de adesão a Deus e à virtude, de coerência e de prática cristã.
Adesão aos valores do Povo e às suas tradições e expressões culturais que não contrariem os princípios cristãos; promoção destes valores como veículo de evangelização.
Imparcialidade, bondade, compreensão e firmeza, unidos ao respeito pela  personalidade dos alunos, comportamentos tais que produzam neles atitudes de confiança, estima e respeito pela autoridade e pelos educadores (jovens e religiosos).

Didática desembaraçada que forneça e acom¬panhe o estudo e a pesquisa dos alunos.

A disciplina como elemento que contribui para o clima de aprendizagem e que favorece o andamento normal das atividades; é num ambiente assim que se desenvolve a capacidade dos alunos e se valorizam as potencialidades dos educadores.

Observação, estudo e acompanhamento constante dos alunos, com a intenção de descobrir e favorecer suas boas disposições e ajudá-los a corrigir seus defeitos.

Redução das advertências e repreensões ao mínimo indispensável, manifestando sempre atitudes de bondade e de com¬preensão, e recorrendo a motivos de persuasão baseados na religião e na razão.

Oferecimento de oportunidades concretas aos jovens que não se adaptam às convenções preestabelecidas, recorrendo a todos os meios que ajudem a uma mudança de conduta. Se nem isso se conseguisse, prestar as informações e o apoio para que tais alunos se transfiram para outras estruturas mais convenientes.
Rezar pelos jovens e pedir sempre a bênção de Deus para nosso humilde trabalho, humilde, sim, mas sublime apostolado de educação.

(11) 3106-7235

www.achiropita.org.br
contato@achiropita.org.br

PARÓQUIA NOSSA SENHORA ACHIROPITA

Rua 13 de Maio, 478 – Bela Vista – São Paulo – SP
CEP: 01327-000

PEDIDOS DE ORAÇÃO

Pedido de Oração

NEWSLETTER

NewsLetter