A CHEGADA DA IMAGEM NO BRASIL

NO BRASIL

Testemunho dos Srs. Armando Mellita e Yolanda de Almeida Mellita:

O Sr. Isidoro Melita contou para seu filho Armando e sua Nora como foi a vinda da imagem de Nossa Senhora Achiropita ao Brasil.

Ele já estava no Brasil alguns anos e os calabreses queriam ter aqui a imagem da madona Achiropita. Mandaram fazer uma réplica em 1904. Quando ficou pronta o Sr. Benedito Biaggio Mellita e Angelina Mellita (irmão do Sr. Isidoro) colocaram a imagem numa caixa feita de caixotes de cebola toda envolvida de palhas porque eles tinham medo que quebrasse. Embarcaram no navio e ficaram junto com a imagem no porão até  desembarcarem no porto de Santos. Depois foi trazida até o Bixiga. Quando aqui chegou os calabreses se reuniram para receber e desencaixotar a imagem, e eles foram tomados de profunda emoção ao ver que esta não sofreu nenhum arranhão, estava perfeita e linda.

 Os calabreses trouxeram esta imagem e nos ensinaram esta devoção que nós cultuamos até os dias de hoje.” 

Testemunho de Anna Arnone:

O seu avô Antonio Sapia contava que os calabreses sentiam muita falta de ter aqui Nossa Senhora Achiropita, e pediram aos patrícios que mandassem uma réplica da pintura. Depois de algum tempo aqui chegou uma estampa num rolo com um laço de fita.

Sua tia Angelita Sapia era encarregada de todos os dias abrir a pequena capela, (que nada mais era que um quarto), com uma chave muito grande que era guardada em sua casa, e acender as lamparinas de óleo. Nesta capela tinha um quadro de São José no centro, depois foram colocados os quadros de Nossa Senhora Achiropita com a estampa recebida da Calábria, e o de Nossa Senhora da Ripalta que veio de Cirignola.

Seu Antonio Sapia ia às feiras para arrecadar donativos, e entregava ao Sr. Luiz Tenalia que era empreiteiro, e este tocava a construção da igreja. Quando o dinheiro terminava as obras paravam até que conseguissem mais doações para continuar.