PASTORAL DA PESSOAL IDOSA

NOSSOS IDOSOS

PASTORAL DA PESSOAL IDOSA

De acordo com as pesquisas em todos os países

O número de pessoas idosas aumenta a cada dia. Vive-se mais hoje e nascem menos crianças. Assim, os idosos ocupam hoje um lugar de destaque nas sociedades, e essas estão voltando os seus olhos para eles. Com isso a Igreja não pode ficar alheia a esta realidade e por isso precisa incentivar a Pastoral da Pessoa Idosa.
           Quanto mais a vida moderna agita os lares, mais importância as pessoas idosas têm na vida da família. Hoje a maioria dos pais e mães trabalham fora de casa, e muitos netos ficam a cargo das avôs e avós. São capazes de transmitir aos jovens e as crianças todo o conhecimento adquirido durante suas vidas. Da mesma forma podem ajudar muito a Igreja no seu trabalho de evangelização. Desta forma, a Pastoral da Pessoa Idosa deve olhar para isso, e abrir-se para esta riqueza disponível destas pessoas sábias que podem ser muito úteis à Igreja e a sociedade. Por outro lado, isto dará aos idosos que dispõem de tempo, uma atividade importante em suas vidas, trazendo-lhes valorização e vida mais longa. Sabemos que a inatividade pode apressar a morte, por isso é preciso valorizar a pessoa idosa.

      Muitas famílias deixam seus idosos em situação difícil; às vezes doentes, sem recursos financeiros, às vezes até sem um lar, vivendo na solidão, abandonados… Não há dúvida de que esse idoso é aquele que Cristo, através da sua Igreja, deve servir com mais urgência.
O mundo de hoje é muitas vezes injusto e insensível com os idosos. Muitos deles são vistos como pessoas que “só dão trabalho”, já não produzem mais, são abandonadas; seus olhos já não enxergam como antes; os passos agora são lentos e, muitas vezes, precisam do apoio de bengalas; os ouvidos já não ouvem bem; os dentes já não são fortes como antes; os braços já não podem fazer força… O corpo dói com facilidade porque os músculos são frágeis e todos os órgãos já estão cansados. Facilmente, a doença se instala.

         A Pastoral da Pessoa Idosa deve, então, se preocupar com a sua “acolhida”; não ficar esperando que ele chegue à Paróquia, porque muitos deles já não têm mais condições de ir a ela. Então, é a Paróquia que deve ir a eles, de rua em rua, de casa em casa, descobrindo e acolhendo cada idoso que precisa de ajuda. Muitos deles já não podem ir à Igreja, então precisam receber os Sacramentos em casa. É nesta hora que se vê a grandeza da Pastoral.

         A Pastoral da Pessoa Idosa – PPI da Paróquia de Nossa Senhora Achiropita é a 1ª a ser implantada na Região Sé e com ela começa a implantação da Pastoral na Região Central de São Paulo. Nice, da Paróquia São João Clímaco, uma das coordenadoras da capacitação, e Conceição Aparecida de Carvalho, Coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa na Arquidiocese de São Paulo entregaram símbolo da PPI para Maria Lucia Conte Takahashi (Malu), que será a coordenadora na Achiropita.
A Pastoral da Pessoal Idosa da Achiropita contará inicialmente com os seguintes líderes: Malu, Paulinho, Nazaré, Baracho, Silvana, Sérgio, Rafaela, Paulo, Vera Lúcia, Lu, Marina, Bethinha, Olga, Chaves, Adriana, Carmela, Ana Carmela, Verônica, Rita e Ludmila representando os jovens da Achiropita. Com fé e muito amor no coração iniciaremos nosso trabalho junto aos idosos do bairro para levar-lhes amor, amizade, solidariedade, estímulo e a palavra de Deus.

Ave Maria e Avante!

NOTÍCIA PUBLICADA EM: 19/07/2017

(11) 3106-7235

www.achiropita.org.br
contato@achiropita.org.br

PARÓQUIA NOSSA SENHORA ACHIROPITA

Rua 13 de Maio, 478 – Bela Vista – São Paulo – SP
CEP: 01327-000

PEDIDOS DE ORAÇÃO

Pedido de Oração

NEWSLETTER

NewsLetter