AS LIÇÕES DO PRESÉPIO.

O PRESÉPIO

É bom, é bonito e é gostoso

Natal é tudo isso e muito mais!

family, nativity scene, christmasPor onde a gente passa, a alegria está presente: ruas, casas e lojas enfeitadas, sorrisos, canções natalinas, luzinhas coloridas piscando por toda parte. O clima de festa invade, transforma. Pena que nem todos correspondam a esta linda comemoração e aí o Natal, que tem tudo para ser a melhor de todas as festas, acaba virando festival de praia.
Ainda bem que quem tem fé já percebeu: o presépio é um fantástico exemplo de como o Natal pode e deve ser uma festa como Deus quer e merece ter! O presépio tem lições que estão bem ali para quem quer aprender a festejar dignamente.
Afinal de contas, é aniversário do Filho d’Ele, né gente?
Então vem comigo fazer um passeio no Presépio de Jesus e ver o que Ele tem para nos ensinar.

Lição um: Natal é festa de Família reunida.

A cena central do presépio mostra a família de Jesus presente, mostrando que Natal de verdade se faz na união. Hoje em dia o modelo de família mudou bastante, mas e daí?
O importante é que os que moram na casa estejam juntos, na paz e na alegria.
Note que o presépio reúne também estranhos e estrangeiros- os reis magos, os pastores que os anjos convidaram, os próprios anjos e os animais do estábulo. A mensagem é clara- a união da festa não é só para os do mesmo sangue, não, é solidariedade para com todos os que nos cercam.

Lição dois: Natal é festa de humildade

Deus é mesmo diferente! Ele preparou um festão para o nascimento de Jesus: os anjos cantaram, uma estrela nova e radiante surgiu no céu, vieram convidados- gente rica e gente pobre- para participar do farto banquete de Vida Nova, de inauguração de um Novo Tempo. Imaginem então a surpresa dos reis magos, quando chegaram à festa com preciosas ofertas para o Rei Deus e viram que Ele não tinha trono, nem palácio.
De fato, a palavra presépio significa “um lugar onde se recolhe o gado; curral, estábulo”.
Por isso, fazemos bem em comemorar o Natal porque é assim que reconhecemos e agradecemos a Deus por esse acontecimento tão grandioso, repleto de simplicidade.
Fazemos mal em nos importar demais com o vestuário e a ceia, permitindo que Espírito de Natal empobreça e deixemos de ser “ricos para Deus”.

Lição três: Natal é presente de Deus e Deus presente

Os magos do oriente ofereceram a Jesus presentes valiosos: ouro para o Rei, incenso para o Deus, Mirra para Aquele que haveria de morrer e ressuscitar. Até hoje repetimos este gesto, trocando presentes e mensagens, mas não podemos nos esquecer que o melhor presente foi o Senhor quem enviou ao mundo: o próprio Jesus, Menino Deus sempre presente em nossas vidas.

Lição quatro: Natal é para todas as crenças

Este é um grande e maravilhoso mistério! Já percebeu que nas figuras do presépio estão representadas as grande religiões do mundo? A Sagrada Família é judia, praticante do Judaísmo. Os três reis são chamados de “Magos” não por prática de magia, mas por seu grande conhecimento em astrologia. O Evangelho Apócrifo de Armeno da Infância, do fim do século VI, afirma que os reis magos eram Melquior, rei dos Persas: Baltazar, rei dos Indianos e Gaspar, que dominava no país dos árabes. Sabemos agora que a fé dessas regiões, hoje, é o Islamismo e Hinduismo.
Impressionante, não? Judeus, Muçulmanos e Hinduistas unidos no presépio, adorando um Deus Rei que viria a fundar uma nova fé: o Cristianismo. Esta é uma poderosa lição de unidade das religiões e respeito à diversidade de crenças; inegável mensagem de paz ao nosso mundo tão conturbado, dividido por disputas e conflitos.

Ultima lição: Natal é festa de experiências na fé

Viu, como as mensagens do Presépio são importantes?
Deus transmite, na simplicidade do presépio, lições de grande riqueza.
Ele espera, também, que nosso aprendizado renove o Espírito do Natal e nos provoque a assumirmos novas atitudes.
Por isso, confiando que Deus realizará isto em você e nos seus, procure montar o presépio em sua casa. É uma atividade para ser feita em família, junto com as crianças, enfeitando, inventando- excelente oportunidade para você ensinar a elas tudo o que foi aprendido aqui. Transmita esta mensagem também aos seus parentes, amigos, vizinhos.
Natal é notícia boa que não se guarda, a gente reparte com quem ama e com quem precisa ser amado.
Um Santo e Feliz Natal a você e a todos os homens e mulheres de Boa Vontade.

Por Cida Godoy
Paroquiana – Comunidade N Sra Achiropita  

NOTÍCIA PUBLICADA EM: 16/12/2014

(11) 3106-7235

www.achiropita.org.br
contato@achiropita.org.br

PARÓQUIA NOSSA SENHORA ACHIROPITA

Rua 13 de Maio, 478 – Bela Vista – São Paulo – SP
CEP: 01327-000

PEDIDOS DE ORAÇÃO

Pedido de Oração

NEWSLETTER

NewsLetter