JUVENTUDE, FÉ E COMPROMISSO

OS JOVENS

Preocupação com os jovens do Bairro

A comunidade Nossa Senhora Achiropita

Desde o seu inicio, teve uma grande preocupação com os jovens do bairro, que na época a sua maioria era de  filhos dos imigrantes italianos e afro-descendentes.

A comunidade, que já alcançou seus 87 anos de história de fé e testemunho, junto a cidade de São Paulo, foi iniciada na sensibilidade de um santo que ao visitar São Paulo na década de 1920, viu em uma capelinha na periferia da cidade (hoje Bela Vista – Bixiga) , a possibilidade de ser um centro de vivencia da fé e da  caridade Cristã. Nesse contexto, nascia a paróquia Nossa Senhora Achiropita, iniciada por São Luis Orione, fundador de uma comunidade religiosa(Pequena Obra da Divina Providência). Que tinha como inspiração São João Bosco, e por carisma o atendimento aos mais frágeis e  necessitados da sociedade.

São Luís Orione, de origem muito pobre, enfrentou verdadeiros desafios para estudar e chegar ao sacerdócio, prometeu em sua consagração, dedicar toda sua vida em favor da formação juvenil.  Assim, a comunidade Nossa Senhora Achiropita, continua fazendo valer o sonho e propósitos de São Luis Orione. Fazemos do nosso ser comunidade, um constante atendimento a jovens e adolescentes, seja nos projetos sociais (educação, cidadania e iniciação profissional), seja na formação cristã e vivencia da fé.

Nos projetos sociais, atendemos a adolescentes e jovens, no contra turno escolar, com idade entre 14 e 18 anos. São provenientes de famílias de baixa renda, moradores principalmente do Bairro da Bela Vista.  Na ausência dos pais, durante o dia, ficariam sozinhos em casa ou soltos nas ruas em total vulnerabilidade. Nosso projeto, essencialmente preventivo, desenvolve várias atividades que proporcionam um crescimento pessoal, social, cultural, espiritual e profissional,  culminando com o encaminhamento dos adolescentes, a partir dos 15 anos de idade, para o mercado de trabalho.

Uma das principais marcas do Projeto CEDO(Centro Educacional Dom Orione) é um trabalho de reflexão em filosofia e espiritualidade, realizada diariamente, fortalecendo a ligação de todos os educadores e alunos com os valores cristãos. Qual o resultado? Jovens formados com base na Educação  Pedagogia Sistêmica, bem inseridos no mercado de trabalho, cultura e espiritualidade, fora da marginalidade e distante do mundo das drogas.

Os jovens da comunidade, com alegria, respondem pela liturgia da missa das 18 horas aos domingos, perseveram na caminhada de grupo, se preparam pra JMJ,  com estudo de idiomas, eventos , momentos de orações e muitas reuniões.  Estão entusiasmados com a jornada e com a Campanha da Fraternidade desse ano que os tem como centro da reflexão.

Que possamos a cada dia mais, viver o que nos recomenda a campanha da Fraternidade desse ano: “acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.”

Ave Maria e avante!

Padre Paulo Sergio 
Obras Sociais e Paróquia Nossa Senhora Achiropita

NOTÍCIA PUBLICADA EM: 08/02/2013

(11) 3106-7235

www.achiropita.org.br
contato@achiropita.org.br

PARÓQUIA NOSSA SENHORA ACHIROPITA

Rua 13 de Maio, 478 – Bela Vista – São Paulo – SP
CEP: 01327-000

PEDIDOS DE ORAÇÃO

Pedido de Oração

NEWSLETTER

NewsLetter